Entre em contato com nosso Departamento de Relacionamento Institucional e de Mercado e leve o FADEP NA ESTRADA até a sua escola. Será um prazer tê-los como participantes desse projeto.

(46) 3220-3000

(46) 9 9139-1257

 

Rua Benjamin Borges dos Santos, 1100

Pato Branco - PR

CEP 85.503-378

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon
  • Fadep na Estrada

Quem faz o que gosta faz melhor e ganha mais



Com certeza, existem bons profissionais em todas as áreas de atuação. Mas também existem profissionais ruins. O que determina se uma pessoa será um bom ou um mau profissional? O que leva uma pessoa ao sucesso ou ao fracasso profissional?


Muitos fatores contribuem: oportunidade, força de vontade, formação acadêmica, apoio, atitude, relacionamento e até o próprio acaso são alguns elementos importantes que podem favorecer o desempenho profissional. Entretanto, as histórias profissionais que conheço demonstram que a relação entre talento natural e tipo de atuação profissional é o que determina se a pessoa será ou não bem-sucedida.


Esclareço: os grandes profissionais que conheço, sem exceção, gostam muito do que fazem. Encontraram a equação correta entre seu talento natural e aquilo que realizam. Justamente por gostarem do que fazem, jamais se acomodam, aprimorando-se cada vez mais, inovando sempre e, por isso mesmo, destacam-se na área que escolheram.


Como em um “efeito Tostines”, por gostarem do que fazem, fazem melhor; e, por fazerem melhor, ganham mais. Ou será que ganham mais por que fazem melhor e fazem melhor por gostam muito do que fazem?


Bem, não importa! Neste momento crucial de sua vida, o que importa é concentrar bem sua escolha profissional no que você faz melhor. Seu talento natural deve ser sua grande busca, para que depois você possa definir o que fazer com ele.


Decidir seu rumo profissional em função do que o mercado está pagando certamente vai fazê-lo correr o risco de ser um mau profissional e, especialmente, uma pessoa infeliz. Enfim, quem faz o que gosta faz melhor e ganha mais.


* * *


E aí, o que você achou do texto do Professor Reinaldo Polito, publicado originalmente no livro "Super dicas para o jovem escolher bem sua profissão"? Exemplos não faltam para demonstrar que "quem faz o que gosta faz melhor e ganha mais". E você, já parou para pensar quais são as coisas que você realmente faz muito bem, e, mais do que isso, gosta muito de fazer? Quer uma dica? Tire um tempinho e faça uma lista de 5 coisas que você gosta muito de fazer e faz melhor do que seus colegas ou amigos. Pode parecer difícil no começo, principalmente se você nunca parou para pensar sobre isso. Mas vale a pena dedicar um tempo para fazer essa lista. Pode ser que o caminho do seu sucesso profissional esteja nela.


79 visualizações